terça-feira, 4 de novembro de 2008

Eu Votei

Não tenho cidadania americana nem título de eleitor, menos ainda vergonha na cara. Foi assim que apareci numa sala de votação pedindo para ver como funcionava o processo eleitoral dos Estados Unidos.
Diferente do que ocorre no Brasil, onde as autoridades enviam cartas convocando os cidadãos a trabalhar como mesários nas eleições, aqui o pessoal vai porque quer. Várias mulheres e senhores na casa dos 60 anos estavam lá voluntariano desde às 6 da manhã e só iriam embora às 8 da noite. Fui recebida com cordialidade por uma mulher que me levou para conhecer a urna : “Muita gente disse que prefere votar no papel, pois assim fica um registro palpável com o nome deles na cédula. Eles acham que o voto eletrônico é menos confiável.“
A maior potência do planeta votava até há pouco tempo em cédulas!
O voto é opcional e ocorre num dia de trabalho normal. Como todo mundo quer votar antes ou depois que terminam o batente, longas filas se formam nos horários do começo da manhã e no final do dia.
O resto do tempo a sala fica praticamente vazia.
Antes de ir embora, ganhei uma cópia da cédula e um adesivo que grudei na minha camiseta:
” I Voted, Yo Vote”, assim mesmo, nas duas línguas.
Na saída havia um casal com uma barraquinha cheia de cartazes do Obama. Parei, tirei uma foto ao lado deles, e fui tomar um café no Starbucks.
- Quanto?
- Nada.
- Como assim?
- Todo mundo que votou ganha café de graça.
Hehe, por conta do meu adesivo de "Eu Votei" ganhei um café que tomei com gostinho de
“participei de uma eleição histórica.”

6 comentários:

Anônimo disse...

Aqui ainda tem gnt que vai de voluntário... Mas ninguém ganha um cafezinho por votar!! Aposto que as pessoas iriam mais felizez

Anônimo disse...

Adriana, invejo vc de estar aí no meio do furacão, vendo a história ser escrita!!! Conta tudo pra gente.

Rosangela disse...

Cafezinho na faixa! quaquaquá... Que bela iniciativa ir a uma zona eleitoral americana neste momento histórico. Tô torcendo para que vc vá à posse - isso certamente vai render um outro post delicioso.

beijo,
Rosangela Cavalcanti

Adriana Abujamra disse...

Tati, talvez se o voto no Brasil não fosse obrigatório tmb teríamos café e donuts de graça....

Rosangela, com certeza estarei lá com minhas filhas para ver Obama tomar posse. Melhor vai ser se nossos vizinhos prediletos vierem com a gente...que tal?

bjs
dri

Anônimo disse...

adriana, não tive a sua idéia, só lendo seu post me dei conta que eu poderia ter ido às urnas mesmo sem título.
solange

Anônimo disse...

WX(2)-LI SUA MATÉRIA ,NO VALOR,SE
ESTA MODA DE GANHAR DINHEIRO EM TROCA DE NOTAS ALTAS ,NAS ESCOLAS,ACABARIA COM O ANALFABETISMO NO BRASIL.
BJS
WX