quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Tão Perto, Tão Longe




Estávamos há um ano sem ir ao Brasil. Assim que saímos do portão de desembarque, parei num abraço demorado do irmão que se dispôs a estar no aeroporto às 6:00 da manhã.
- Chega de Estados Unidos, né?-
Enquanto ele dirigia, contou as novidades da cidade:
- Vocês repararam que não tem mais outdoors?
- Uau, que diferença.
- Sem os outdoors dá pra ver ainda mais a feiúra de São Paulo.
E eu respirava feliz a minha cidade poluída. Ah, o que a saudade não é capaz...
Parados no trânsito me inteirei sobre as novas. A tia, aquela que no Natal jogou a dentadura pela janela e caiu na risada , está num asilo e agora distribui bengalada nas enfermeiras. Minha mãe enterrou várias amigas de uma vida e resiste bravamente com suas imbatíveis pílulas de humor. Decidiu lançar um manifesto com uma de suas amigas: “Idoso é para tombar. Não para jogar no chão!!!”.
Revi alguns amigos recém separados, outros que acabaram de ter filhos, a outra que trocou de namorado, de emprego, a que se descobriu doente a outra apaixonada. Pois é, o mundo rodou durante minha ausência.
Ganhei dois tickets para assistir a um concerto na Sala São Paulo. Virei turista na minha cidade. Procurando nossos lugares , tropecei num pé , cujo dono era um amigo que não via há vinte anos . Trocamos e-mails e corri sentar ao som do terceiro sinal. Este amigo colocou na comunicação eletrônica mais uma amiga perdida no tempo, e combinamos de nos encontrar os três num almoço. Substimei o tempo que se gasta para ir de um lugar à o outro em São Paulo e cheguei quando todos lá estavam. Um sujeito a mais do que o esperado. Amigo do amigo, marido da amiga? Não, tinham caçado o quarto integrante da trupe que lá estava para completar a mesa. Tanto tempo longe e parecia que tinha sido ontem. Esprememos a distância de vinte anos em uma hora de almoço. Saí de lá muito bem alimentada.
Ah, e os almoços de domingo na casa da mãe, o deixar a vida passar com aquelas pessoas ... o gosto do chocolate alpininho, o doce de leite em barra, a caipirinha e vida noturna em plena segunda-feira! Voltei tão impregnada de Brasil que quando cheguei em Washington ficou claro que eu estava do lado errado do Equador. Aí deu vontade arretada de voltar. Doeu. Mas com o tempo a vida voltou a rodar do lado de cá.
- Já passei por isso algumas vezes.- consolou-me uma amiga- ...voltei chorando. Mas depois de uma semana, esse sentimento passa. A vida engrena aqui e a gente esquece.
Fez dois anos de América. A cada dia fico menos perdida, embora o Brasil pulse forte em mim.
Como dizia Tom Jobim:
“Morar nos EUA é uma merda, mas é bom. Morar no Brasil é bom, mas é uma merda.”

12 comentários:

Anônimo disse...

ai dri, lendo me deu muita saudade de vcs...
bjs

Anônimo disse...

Você vai continuar escrevendo o blog, né? Perdida ou nao....
bjs
marina

Anônimo disse...

Adriana,
Moro há cinco anos nos Estados Unidos, e costumo visitar o Brasil uma vez por ano. Embora minha vida agora seja aqui, sinto exatamente a mesma sensação quando volto de lá.
abraço
Catarina

Anônimo disse...

como dizia um poeta,o Brasil é bom
mas é uma m. OS E.U. É UMA M.mas é bom.
bjs .
WX

Adriana Abujamra disse...

WX,
exatamente! É por isso que a gente acaba ficando mais tempo por aqui. É uma M. mas é bom de +.

É Catarina, e logo a vida engrena.

Marina, ando a pensar se agora não é hora de parar o blog...

abraço
Adriana

Anônimo disse...

Adriana,
Parabéns pelo blog e humor sutil. Li praticamente de cabo a rabo, adorei.

Adriana Abujamra disse...

WX, aproveitei sua dica e acrescentei a frase do Tom Jobim na postagem.
bjs
Dri

Anônimo disse...

Dri,
Vc não sabe como é boa a sensação de poder sentar na frente do computador e ler suas estórias, de pois de tudo que rolou esta semana. Obrigada por tudo minha amiga, morro de saudades
Rosa

Adriana Abujamra disse...

Rosa,
Vcs não têm idéia a falta que nossas xingus e almoços fazem na nossa vida.
Estamos felizes por vc
bjs
Dri

Anônimo disse...

Dois anos que vocês estão aí???? Acompanhando seu blog dá pra ver que pra vcs o tempo rendeu. Pq por aqui....as coisas estão na mesma rotina.

Débora Martins disse...

Dricolina linda, saudades, saudades, saudades!
Beijos mis,
Déborimmmmmm

Adriana Abujamra disse...

Déborim tamborim!!!!!
que delícia encontrar recado seu por aqui...
bjs muitos
dri