segunda-feira, 16 de junho de 2008

Nem Morta!

- Dri, recebi uma proposta do jornal. O que voce acha da gente ir morar nos US? - perguntou o moço que mora comigo, como quem pergunta se eu trocaria um sorvete de chocolate por um de limão.
- Não vou nem morta!!
Poucos meses depois estávamos fazendo as malas.
O tempo entre o convite de ir e a decisão final foi curto, e muito teve que ser ponderado.
Um dos calcanhares de aquiles da mudança foi quanto a vida profissional:
- Que maravilha. Eu daria tudo pra ter um carimbão no meu passaporte me proibindo de trabalhar.- disse um amigo na época.
Realmente, nada como um período sabático. Ter tempo para escrever e fazer cursos de especialização. Afinal, pega bem você voltar para o Brasil com uns “Universityquaiquaismaryland” no curriculo. Claro que antes a gente tem que aprender a falar os quaisquaisquais em inglês.
Outro fantasma era encarar o estilo americano do faça você mesmo: limpe, cozinhe, ponha gasolina no carro, corte a grama, ou seja, camele minha filha!
- Minha amiga não aguentou mais que seis meses lá- contou uma conhecida- largou o marido e voltou.
As crianças reagiram de maneira diferente à idéia de morar fora. A caçula vestiu cachecol, gorro e luvas em pleno verão e saiu cantando:
- Neve, vamos morar na neve!!
Parou assim que olhou para seus pés nas havainas:
-Ei, mas ainda não tenho botas.
A mais velha, no começo, não achou muita graça em se separar das amigas e da família.
Agora diz que não volta para o Brasil.
Final de julhoa gente completa 2 anos do lado de cá do Equador, onde jurei que não iria:
- Nem morta!
Êta mulher de palavra.

10 comentários:

Anônimo disse...

Êba! Consegui ser a primeira a fazer o comentário. É isso aí, somos mulheres de palavra! A gente dá a palavra que é pra ficar livre pra fazer o que quiser.
bjs
Marta

Anônimo disse...

eu jurei que não ia casar de novo nem morta!cá estou enroscada novamente. nada como ter e manter a palavra dada.
ana carolina

Anônimo disse...

Adriana
adorei os cursos de "quaisquaisquaisquais"!!!
mas as coisa que vc tem aprendido com a experiência de viver por aí já valeria mil cursos....
grande bj
Marina

Anônimo disse...

não dá mesmo para confiar na palavra de vcs mulheres...
Paulo

Anônimo disse...

quero ver manter a palavra se houver CONVITE para permanecer mais
alguns anos.
caso vc volte sentirei muitas saudades do seu PERDIDANAAMERICA.
BJS
WX

Anônimo disse...

quero ver manter a palavra se houver CONVITE para permanecer mais
alguns anos.
caso vc volte sentirei muitas saudades do seu PERDIDANAAMERICA.
BJS
WX

Adriana Abujamra disse...

Marta e Ana, que bom saber que vcs "mantêm" a palavra tmb...

Marina, quanto aos quaisquaisquais eu de fato cumpri o planejado: acabei de fazer dois cursos na minha área. Espero que os quaiquaisquais me ajudem na volta...

querido WX, vc é minha inspiração para continuar escrevendo. Saudades.
bjs à todos

Anônimo disse...

o problema é: proibida de trabalhar fora e com remuneração, e obrigada a trabalhar em casa como escrava...lembro bem da minha experiência por aí!
escrava isaura

Anônimo disse...

muito fofa sua caçula, dá para imaginá-la em roupas de neve.

Anônimo disse...

Um tempo atras meu marido recebeu um convite pra morar na Venezuela. Romantica, respondi "Por onde for, quero ser seu par..." Ele acabou mudando de empresa e contiuamos em terras tupiniquins. Hoje, dou graças a Deus por não ter dado certo, imagina morar na terra do Chaves? Mil vezes o Tio Sam...