quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Fio Maravilha!



“Fio Maravilha! Nós gostamos de você! Ti-ri-ti-ti-ti-ti-ri-ti! Fio Maravilha! Faz mais um pra gente ver!"
O carro balançava com a nossa cantoria:
"Sacudindo a torcida aos 33 minutos do segundo tempo."

Era noite de Natal. Estávamos a caminho da casa de uns amigos brasileiros. O Fio Maravilha inusitado no rádio e um frio brutal nas ruas de Maryland. As árvores peladas exibiam galhos mirrados enfeitados com luzinhas.

Pouco antes de sair de casa, falamos pelo Skype com a família, que estava reunida na casa da minha avó. No telefone, a Bisa me chamou de “a minha neta preferida”. Era uma maneira de me agradar, já que ela não tem mais idéia de quem eu sou. "Minha neta preferida" é como a Vó Linda chama qualquer uma que a chame de Vó.

Antes mesmo da nossa ceia começar, a ceia no Brasil já estava acabando, por conta da diferença de fuso horário. Soube que no meio da comilança, com tantos filhos, netos e bisnetos, a Vó Linda perguntou: “Esta gente toda, que horas vai embora?” Soube também que uma irmã da Vó Linda tirou a dentadura e jogou pela janela. Depois riu. Riu muito.
Aqui, longe da família e do país, o rádio continuava: “Fio Maravilha! Faz mais um pra gente ver!”

Lembrei da minha Bisavó Nazira, tataravó das minhas filhas. Já bem velhinha, a Bisa Nazira chegava na nossa casa com sua bolsa pretinha na mão. Sentava no sofá. Pouco depois, levantava e dizia: “Vou dar uma volta.” Com seus passos miúdos, sumia pelos quartos de nossa casa e voltava com a bolsa cheia de coisinhas que havia achado pelo caminho: fivelas de cabelo, pequenos brinquedos, perfumes. Voltava de seu "passeio", nos chamava e distribuía nossos pertences dizendo que eram presentes que havia comprado pra gente.
Estas lembranças antigas, com as notícias novas da família e a companhia dos amigos brasileiros esquentaram nossa fria noite do primeiro Natal passado por aqui.
"Que a galera agradecida assim cantava:
Fio Maravilha! Nós gostamos de você!
Fio Maravilha! Faz mais um pra gente ver!"

17 comentários:

Lis disse...

Adriana,
Preciosas as histórias da sua família.
"Faz mais um pra gente ver", adorei!
super ano novo
Lis

Anônimo disse...

quer dizer que a bisa "catava" coisinhas pela casa? Muito bom
abraço
ricardo

Anônimo disse...

dri maravilha
escreve mais pra gente ler
ti-ti-ti-ti-ti-titititi...
bjs
Catarina

Anônimo disse...

Adriana
é um presente seu blog. Adoro ler suas crônicas.
Um belo 2008 com muitas histórias para contar.
beijos
Aline

Anônimo disse...

Adriana, preciso falar contigo, mas não possuo o teu endereço. Podes entrar em contato comigo, por favor?
brazil.today@yahoo.com
José Luiz, jornal Brazil Today, Califórnia

Unknown disse...

enquanto vcs morrem de frio aí:por aqui ta um calor que parece que o mundo ai acabar!!!!!!Tenham um ótimo ano.E espero, com já um sorriso no rosto,suas proximas histórias.É muito bom ver seu blog...bjs

Adriana Abujamra disse...

andrea,
um ano supimpa pra vcs tambºem.
bjs
Dri

Anônimo disse...

acho que vou ser como a irma da sua vó guando eu ficar velhinho.Vou jogar dentadura e uma porçºao de coisas pela janela. Ai, ai...
abraço
Álvaro

mario disse...

adriana,
descobri seu blog através de uma amiga. adorei. vou passar a dica adiante!
abraço
mário

Anônimo disse...

Dri querida, consta que ela gargalhou depois de jogar a dentadura pela janela. Coisa linda!Por falar em Linda, eu estava com a bisavó no natal. De fato ela não se lembra muito de nós, mas de seu marido...não parava de falar que ele é um homem muito bom.

Adriana Abujamra disse...

Rasputim querido,
Dentadura voadora nao vai ser nada perto do bolha velhinho, dona Neusa, que que e o seu, baro e o rasputim remedio!!!!
bj
Dri

Tullius disse...

Acredito que seus leitores ganhariam muito se você contasse mais histórias sobre sua avó. Além de ser obviamente um personagem muito interessante, ela parece ter grande discernimento em suas avaliações certeiras sobre o caráter dos familiares, como qualquer leitor do seu blog facilmente percebe.

Olivia Malagola disse...

Oi, Adriana, que o ano de 2008 traga muitas alegrias e realizações para vocês todos e continue nos brindando com seu blogger gozadíssimo.
Olivia.

Adriana Abujamra disse...

Olivia,
Super obrigada pelo incentivo.
2008 supimpa para vc também
bjs
Adriana

Anônimo disse...

estou aguardando endereço das aulas de dança.
MESMO ASSIM VOTEI NO SEU BLOG PORQUE É AUTENTICO.

ABS
WX

Adriana Abujamra disse...

WX,
obrigada pelo voto.

Anônimo disse...

cade o endereço .vc tem uma irma
linguaruda????
estou aguardando.
wx