quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Mania americana

Nove da manhã toca o sinal. As crianças caminham para as classes, em filas e sem correr. Nem tente correr! Na sala, o dia começa com o "Morning Show". As crianças se revezam no comando do juramento à bandeira americana apresentado no canal de tv interno da escola. Todos, de pé e com a mão no coração, recitam o juramento:
"I pledge allegiance to the flag of the United States of America", e blá, blá, blá.
Ah meus caros, caso você esteja atrasado e o juramento comece antes que você consiga chegar à sua sala pare imediatamente seja lá onde estiver, no corredor ou quiçá até no banheiro, e faça como os outros: mão no coração e a mesma ladaínha.

- Quando a gente chegou eu não sabia falar inglês quanto mais juramento à bandeira- contou minha filha mais velha- Sabe o que eu fazia? Deixar cair qualquer coisa no chão só para pegar e disfarçar. Ah, também me escondia no lugar que a gente guarda as mochilas.
-Na minha classe tinha a letra na parede. Eu só mexia a boca, sabe tipo dublar?

Outra maneira de encarar a hora da bandeira é brincar, sem que te descubram, com silly putty.
Silly putty é uma mania entre as crianças daqui. É uma massinha de muitas utilidades: serve para modelar, pregar desenhos e até quadros na parede, e principalmente, para as crianças se distraírem quando a aula está chata:

- Fico brincando com o meu silly putty na aula de Estudos Sociais. Às vezes, enquanto estou assistindo a aula, começo a pensar numa música... é que a professora fala muito, daí todo mundo quer falar alguma coisa.- contou J.
- E você, não tem nada pra falar?- perguntei.
- Não. Eles falam que o bisavô lutou na querra, que o pai está no Iraque consertando avião. Só de guerra e guerra. Ninguém da nossa família foi, está ou vai pra guerra. Vou falar o quê? Que acho a guerra ridícula? Olho para a cara deles enquanto minhas mãos brincam com o silly putty embaixo da mesa.

É minha gente, os pequenos têm que aguentar esta ladaínha diária da bandeira nas escolas ou falar do absurdo da guerra do Iraque que o Bush inventou.
Por isso eu defendo: Silly putty na mão da molecada.


8 comentários:

Anônimo disse...

Todo dia as crianças têm que repetir o juramento à bandeira????? Isto é um a aberração! E se vocês argumentarem que as crianças são brasileiras, será que elas não conseguiriam se livrar do mico?
abraço

Adriana Abujamra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Bandeira do Brasil so quando e copa do mundo!!!
bjs
Mariana

Anônimo disse...

Por que o nacionalismo americano é tão acetuado???????????????
ass: brasileiro indignado

Débora Martins disse...

Dricó, manda um silly putty pra mim! Vale só pelo nome. Bisous, Déborim tamborim

Adriana Abujamra disse...

Déborim tamborim,
vou enviar quilos de silly putty pra vocês.
bjs
Dri

Cris disse...

Adriana,
Adorei o texto e a charge. Parabéns
Cris

Gabi disse...

eu também quero esta tal de silly putty mil e uma utilidades.
bjs
Gabi