sábado, 31 de março de 2007

Palmas no Parabéns


Nossa caçula, Laura, fez oito anos.
Aqui as festas para crianças duram duas horas cravadas. Convida-se de cinco a dez amigos. Os pais, todos ao mesmo tempo, chegam no horário agendado para recolher os rebentos na porta. Ninguém entra para comer um pedaço do bolo ou tomar uma cervejinha. Este é o script usual no país.
Procuramos seguí-lo, mas foi impossível!
Demos uma festa em casa para dezoito crianças. Tudo correu bem. Na hora do parabéns seguimos o ritual universal: apagamos as luzes, chamamos todos, acendemos as velas e:
“Paaaaaa...”
O Baltha e eu começamos a puxar a melodia do parabéns pela primeira sílaba, esticando para que todos se juntasssem a nós e déssemos continuidade juntos. Só que ninguém nos seguiu. As crianças olhavam para nós com cara de:
“Que raios está acontecendo?”
Enquanto nossas filhas envergonhadas lamentavam o “mico”.
E nós lá: “Paaaaaa...”
OK. Entendemos. Erramos o idioma. Desculpem. Largamos o “Paaaaaaa...rabéns” brasileiro e começamos o “Haaaaaa...ppy” americano. Em uníssono as crianças nos acompanharam. Mas sabe o que descobri? Parabéns americano não tem palmas. Pensa que é bobagem? Experimenta cantar parabéns sem acompanhamento das palmas! E em inglês, meus caros. Não quis nem saber, a festa era da minha filha e fiz do jeito que aprendi desde sempre. Em inglês, tudo bem. Mas as palmas ninguém tira de mim.
Claro que, além das bexigas, estouramos o tempo da festa. Quando os pais chegaram para buscar as crianças, elas ainda estavam com a venda nos olhos tentando furar a piñata, o balão cheio de doces. Mas só acertavam nosso braço! Alguns pais aderiram à brasilidade com muito gosto. Entraram, comeram e bateram papo.
Depois disso, além da bola de futebol, os americanos ficaram fãs daquela outra bola marrom, doce e deliciosa. Devem estar passando mal até agora, pois os brigadeiros acabaram em um minuto.

10 comentários:

Tullius disse...

Faltou uma descrição das crianças. Que são esses pequenos selvagens que nunca comeram brigadeiro, brincam com hora certa para terminar e acertam os adultos na hora de bater na piñata?

Adriana Abujamra disse...

thtCaro Tullius,
Esses pequenos selvagens são crianças americanas. Que descontando alguns detalhes, são basicamente as mesmas em todos os lugares do mundo: adoram se empaturrar de doce, ainda têm o volume de voz "desrregulado". E quando se juntam a potência vocal sofre uma baita alta.

Débora Martins disse...

Dri, impagável esse mico que vocês pagaram! Fiquei lembrando que nos filmes americanos não tem palmas na hora do haaaaappy. Sobre os nossos brigadeiros, até os franceses que são chatos pra dedéu e não gostam de nada muito doce, gostam da bolinha. Dricolina e família, abrasileirando o mundo!

Unknown disse...

Dri, tô me divertindo muito com as suas peripécias.
Uma melhor que a outra!!!
Você viu que até a minha mãe tá lendo e adorando.
Beijão pra todos vocês.

Adriana Abujamra disse...

Oi Dé,
Amanhã é seu aniversário!!!!!
Parabéns, com palmas e porres.
beijo gigante
Dri

Adriana Abujamra disse...

Oi Dri Negeli,
Gostei de ver que sua mãe tá acompanhando o blog, e agora você também!!!
Beijo grande
Dri

Unknown disse...

Dear Adriana, long time no see. Pequenos selvagens globalizados! Argh!!! Saudades das nossas festas de criança quando o presente, o buffet, a piscina de bolinha et alli não eram os astros principais. E olha que isso independe de grana. Tem gente que até faz crediário pra contratar a festa. Aliás, esse hábito existe por aí? Well, remember me? Long long time, no see! Lembra de "Medida de segurança" no Assobradado do TBC? Eu adorava o seu jeito de hippie descoladíssima. Mesmo naquele jaleco horroroso que usávamos. Tõ com saudades. Bj grande

Paulo Nin Ferreira disse...

O sr. Paiva mudou-se para N. York
Oh! Hello mister Peiva!
Chateado, ele resolveu mudar de nome, agora tornou-se o sr. Peiva.
Oh! Hello mister Piva!
Com raiva, mudou novamente...agora se assina sr. Piva.
Oh! Hello mister Paiva!
Minha mãe me contava esta quando eu era criança e tenho mais que 39...
Dri, suas crônicas são ótimas!
Um beijo
Paulo

Adriana Abujamra disse...

Susanne
"Medida de Segurança" e jaleco hippe sao provas cabais do meu passado me condena. Doces lembranças.
beijos
Adriana

Adriana Abujamra disse...

Hi Mister Paulo,
Por aqui o tal "esfriamento global" esta um horror.
beijao
Dri