sexta-feira, 6 de abril de 2007

Muitos anos de vida


Fiz aniversário outro dia. Completei 39 anos, outra vez.
Na aula de inglês, paguei mico. Tive que assoprar velas com uma amiga do Equador, que tem metade da minha idade. Meu professor, que já fez 39 anos umas trinta vezes, comprou um bolo. Ele é o tipo de cara que pinta os cabelos, bigode e as sombracelhas de cor de caju. Veste camisas floridas. Põe os pés na mesa enquando dá aula e tenta cantar todas as mulheres do mundo. Abandona a classe algumas vezes para fumar e tosse o tempo todo. Ah, mas faz musculação para compensar.
Bon, meu amigo coreano, nos convidou para um almoço em um restaurante. Seria a comemoração dos nossos aniversários e do aniversário de sua mulher, e também uma oportunidade para ele me apresentar à sua família. Fomos, Cristina, a amiga do Equador, Bon, sua esposa, Miza, seu filho de dois anos e eu. Miza conversou conosco numa mistura de coreano e inglês e com ajuda da interpretação de seu marido.
Eles têm o hábito de trocar de nome quando vem morar aqui; depois de sofrer porque ninguém consegue pronunciar corretamente os seus nomes de batismo. Quem sabe eu também faça o mesmo? Pois aqui me chamam de “Eidreiana”.
Bem, além de dois nomes eles têm também dois aniversários. Comemoram o aniversário lunar e o solar. Mas presente que é bom, meu caro, só um. Não consegui entender muito bem a lógica da coisa. Mas é como se a idade começasse a ser contada a partir da gestação. O fato é que quando o bebê nasce, ele já tem um ano. Deve ser por isso que os orientais sempre entram no livro dos recordes quando se trata de longevidade. É tudo balela!
Foi aí que decedi: Já que eles podem somar, eu posso subtrair e comemorar 39 anos novamente. Basta cuidar para não pintar o cabelo de caju como faz meu professor.

5 comentários:

Unknown disse...

gostei,tbm vou começar a diminuir minha idade,hahahahha....adoro ler seus relatos!!!!Parabéns bjs

Adriana Abujamra disse...

Andrea,
o truque é diminuir agora e saber quando começar a aumentar a idade. Pois aí você diz: "Tenho 50", e respondem: "Nossa, menina,você está ótima!!! Não parece.Qual seu segredo?"
Tenta depois me conta
beijos
Adriana

Débora Martins disse...

Dri, você imagina um "leitor" quando escreve suas histórias? Pergunto isso, porque nessa daqui em particular, você usa a expressão "meu caro", gênero masculino. Perguntinha de comunicólogo, mas tinha que fazer.

Adriana Abujamra disse...

Dé, "minha cara", não tinha parado para pensar. Mas você já reparou, por exemplo, que nos referimos aos "pais" e supimimos a mãe na linguagem, ou se tem um bocado de gente falamos "eles" e elas somem!!! Talvez o uso de "Meus caros" seja reflexo da nossa cultura.
Beijos
Dri

Anônimo disse...

Oi Dri,
Vim me atualizar aqui...