domingo, 11 de março de 2007

Troca de estação


Supermercados entupidos de gente. Filas de carrinhos cheios de pipoca, bolachas e tudo que é tipo de lanche americano. Televisão, jornal, rádio e vizinhos anunciando: “Vai nevar muito amanhã. Cinco polegadas! As escolas ficarão fechadas.” Fiquei tentando imaginar um morrinho de neve, mas não soube calcular quanto as tais cinco polegadas significavam. Mesmo assim, ficou claro que eu teria que suspender tudo para ficar em casa com as crias sem aula. Bem, finalmente elas veriam neve caindo para valer. Corri para comprar roupas e brinquedos apropriados para a gente se divertir. Fui para uma das imensas e famosas lojas de departamentos daqui, onde, como diria minha mãe, “tem de um tudo”. Entrei e dei de cara com sandalinhas, bermudas e maiôs. Roupas mais apropriadas para o clima do Brasil. Pensei:
“Nossa, a gente acha de tudo mesmo. Que maravilha!”
Só que depois de rodar a loja todinha não vi nada de roupa de frio, muito menos roupa para neve. Quando consegui achar uma vendedora para me ajudar, porque elas são o artigo mais raro, perguntei onde encontrar o que eu procurava.
“Minha cara”, disse a mulher. “Nós já estamos na primavera.”
“Primavera? Mas está nevando! A temperatura está 15 graus abaixo de zero lá fora!”
“Querida, nós estamos vendendo a coleção da próxima estação. A do inverno já era.”
Terminou de falar e deu as costas para mim.
Eles podem acabar com o inverno, mas não com a nossa diversão. Depois de muito rodar, consegui encontrar roupas e brinquedos em uma loja especializada em esportes radicais.
É, meus caros, o pessoal aqui faz tudo com antecedência.
Mas me disseram que no Japão é ainda pior. Lá, se o calendário diz que amanhã começa o inverno, pode estar um calor africano que sai todo mundo para a rua de casacão. A temperatura não importa, mas o calendário sim.
Talvez seja a hora de eu parar de me indignar e me adaptar logo aos costumes locais, aprendendo a planejar a minha vida aqui, ou... a nossa volta para o Brasil.

5 comentários:

Débora Martins disse...

Dri, programação e planejamento são chaves para o sucesso, queridona. É hora de aprender essas coisas básicas da vida ha ha ha! Meu bem, calendários a parte, a primavera aí em cima é linda! E é uma delícia ver o verde chegando, as flores se abrindo e as pessoas se mostrando (quer dizer, foi assim que aconteceu lá na Europa, não sei aí nos EUA). A Juju é quem está ilustrando seu blog? Sensacional!

Catherine disse...

Adriana,
Planejar eh legal e o unico jeito de (sobre)vivermos. Por outro lado, nunca perca esse seu olho critico e sua capacidade de falar das tao grandes dificuldades de estar aqui com bom humor. Adaptar, sim. Engolir, nao. Desistir, nunca!!!
Beijos de Catou

Adriana Abujamra disse...

Oi Catou,
É muito bom tem uma interlocutora como você para trocar figurinha sobre as alegrias e mazelas desta terra.
Beijos
Adriana

Unknown disse...

E eu fico aqui espiando e curtindo.

Adoro ler suas coisas Dri, vc sabe né?

Adriana Abujamra disse...

Oi Dé,
Juju só ilustra quando dá vontade. Como trabalho infantil é proibido e meu talento para desenhar é nulo, dependo completamente da boa vontade alheia para ver este blog ilustrado!!!!
bj
Dri