segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Leis. Pra Quem?

Li na revista The Economist uma matéria que chamou minha atenção.
Numa escola na Flórida, uma menina de 5 anos começou a jogar no chão livros e canetas dos colegas. Foi parar na diretoria, onde continuou a arremessar o que via pela frente. Ninguém segurou e conteve a menina fisicamente por paúra de processo.
Preferiram chamar a policia que levou a pequena algemada.
Uma professora em outra escola, por exemplo, foi processada e teve que desembolsar $20m. A escola fez um acordo, e a professora pagou módicos 90, 000. Qual seu crime? Para conseguir dar aula ela tirou da sala um menino que estava atrapalhando a classe toda. Para isso, colocou suas mãos nas costas do aluno.
Em N.Y., onde a burocracia para suspender um aluno é absurda, os professores estão tão amedrontados em violar os direitos dos estudantes que não conseguem manter a ordem na classe para dar aula.
Até as brincadeiras mais comuns da infância são cercadas de inúmeras leis. Por exemplo, para evitar o menor risco de que as crianças se machuquem no recreio, várias escolas preferem proibir que os alunos corram no parque, ou escalem o trepa-trepa. Preferem deixar as crianças dentro da escola engordando.
Vocês acham que estas leis estão realmente trabalhando a favor das crianças?

5 comentários:

Anônimo disse...

Ah, fiquei feliz com o seu comentário. Me acostumei a passar sempre por aqui e ver noticias suas. E olha que eu nunca fui de ficar na net e quem diria conhecer pessoas... Vou ver se acho a folhinha com a sua matéria pra comentar aqui! E sobre esse post: faz tempo que essas leis tornam as crianças mini-marginais e os prof reféns. Não só aí mas aqui tbm. Minha sogra era prof e parou de dar aulas pois tinha medo dos alunos e não podia sequer dar uma bronca sem ser repreendida pela direção e pelos proprios alunos... Depois ninguém sabe pq as coisas estão do jeito que estão! Bjo

Anônimo disse...

Concordo com a Tati. Os professores hoje são reféns dos alunos. É um desrespeito total. Mesmo aqui no Brasil, onde as leis não assustam ninguém, o caos impera nas escolas de elite da cidade. "O freguês sempre tem razão". Um absurdo.
abraço
Luis

Anônimo disse...

Adriana,
Aí é perigoso carregar os próprios filhos no colo! Corre-se o risco de ser processado por assédio...vai entender...

Anônimo disse...

a menina, de 5 anos, saiu algemada da escola??? depois, quando viram adolescentes, saem atirando e ninguém sabe o pq!
bj
helo

Anônimo disse...

Moramos nos EUA há 3 anos atrás. Logo que voltamos, meus filhos comentaram que achavam que no brasil todo mundo tratava os professores com menos respeito do que aí, na América.
abraços
Márcia