sábado, 31 de janeiro de 2009

Desejos Coloridos


Tem gente do mundo inteiro nesta cidade. Por isso as escolas promovem uma vez por ano uma Feira Internacional, para cada um mostrar o que seu país tem de bom.
Participamos da feira no nosso primeiro ano aqui. Jurei que nunca mais voltaria. Pudera, o povo arremessou todas as bolinhas de brigadeiro goela abaixo e acabaram com o guaraná num zaz. Depois, de boca ainda cheia, saíram dizendo que o Brasil ficava na Antártida, por conta do “Guaraná Antártica” escrito no rótulo da garrafa. Ah, meus caros! Disse um basta e jurei que nunca, mas nunquinha, participaria novamente deste tipo de palhaçada!
Dois anos depois, lá estávamos ontem de novo, representando o Brasil com Z. Levei guaraná e um monte de fitas do bonfim.
Passei a noite amarrando sonhos nos pulsos de crianças das mais variadas etnias e idades. Olhos grudados em mim, cheios de segredo e silêncio, concentrados em cada nó atado na fita. Um menino demorou para decidir dentre os milhares de desejos que pipocavam em sua cabeça. Alguns chegavam desconfiados da facilidade do negócio:
- Posso pedir o que eu quiser? Qualquer coisa?- perguntou uma menina do tamanho das minhas pernas.
A cada nó, a pequena espremia os olhos, como se a força colocada ali pudesse fazer os desejos se realizarem mais rapidamente.
Logo todas as fitas acabaram. As crianças foram embora carregando sonhos coloridos no pulso.
Meus 3 desejos naquele momento? Saber o que elas pediram, nunca mais pagar o mico de ir a Feira Internacional. O terceiro? Este eu não conto!

6 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa esta história. Os americanos agora acham que o Brasil fica na Antártida...oxalá.
bjs
Alê

Anônimo disse...

é Alê. E que a capital do Brasil é Buenos Aires!Adoro seu humor Adriana.
abraço
Regina

Samir Abujamra disse...

Quando eles descobrirem o tempo que demora pra fitinha arrebentar...

Anônimo disse...

Adriana, é muito bacana distribuir sonhos, adorei este seu modo de apresentar a coisa.

Bem lembrado Samir. A minha fita está um nojo, no meu pulso sei lá desde quando e nem lembro quais eram meus pedidos!
bjs
Dani

Anônimo disse...

ahhh, conta seu último desejo...conta, conta, conta!

Anônimo disse...

o que acontece se a gente tira a fita antes dela cair de velha? alguem sabe?
bjs
nina