terça-feira, 1 de abril de 2008

Cherry Blossoms


Os congestionamentos são memoráveis- previnem os jornais.
O motivo de tanta aglomeração tem nome, Cherry Blossoms. São as tais cerejeiras , embora cereja mesmo, necas. No lugar da fruta, elas dão flores branquinhas ou rosas que aparecem uma vez por ano, logo no início da primavera, e duram apenas alguns dias. A árvore é uma espécie de patrimônio nacional no Japão, onde ela é vista como um símbolo da natureza efêmera da vida.

- No Japão- conta Yasuko, uma de nossas vizinhas- assim que as flores aparecem, a gente senta sob as sakuras e fica até à meia-noite bebendo saquê, comendo e apreciando

Domingo fomos até as margens do rio Potomac, onde a maioria das árvores doadas pelo Japão foi plantada. Marcamos de nos encontrar com uns amigos no metrô. Dan esperava atrás de seus óculos escuros e boné escondendo a cara de ressaca. Lisa sempre mais animada e Anna, filha deles, correu encontrar as crianças.

- Fui só uma vez quando eu era moleque para ver as cerejeiras- conta Dan- A bem da verdade, tem tantas delas espalhadas pela cidade, pra que mesmo a gente precisa ir até lá?

Dan me lembrou um amigo que acha museu um saco e praia um nojo com aquele monte de areia.
- Fui no ano passado- diz Lisa- mesmo com as as flores já quase todas no chão vale a pena ir.

Chegamos, que frio, arghhh.... Ninguém se preparou para enfrentar a baixa temperatura, afinal, fomos celebrar o início da primavera, não?
As crianças se aqueceram subindo nas árvores, arrancando as flores para nos presentear e levando pito dos guardas. Logo ficaram com fome. Compramos, em um quiosque, saudáveis hambúrgers com batatas fritas. Para beber, tivemos coca-cola ao invés do Saquê, infelizmente. Sentamos à beira do lago e Lisa me deu um presente de aniversário:

- E aí, como foi a comemoração?
- Fomos ao Nora, um restaurante que é uma delícia e o Ben Aflleck abriu a porta pra mim. Hehe, acho que era parte do meu presente.
- Jura!
- Tem um outro que é uma delícia.- diz Dan.
- Outro Ben Aflleck?- quis logo saber.
- Restaurante!!- riu Dan.
- O cara é um canastrão- setenciou aquele sujeito despeitado que é o pai das minhas filhas- e vocês fazem esta onda?

Sentados no chão, sob as belas e breves Cherry Blossoms, sonhamos com atores e comidas enquanto engolíamos nossos maridos e hambúrgers.

9 comentários:

ines disse...

adorei!! aproveitem as cherry blossoms e a vida...

Anônimo disse...

Adriana, engolir marido e hambúrger sonhando com Ben Aflleck e restaurante 5 estrelas é muito engraçado.
bjs
Renata

Anônimo disse...

CONVIVI com muitos imigrantes japoneses ,e eles olhavam os flamboayants e diziam sentir imensa saudades das cerejeiras.
bjs
WX

Adriana Abujamra disse...

WX, vc é a pessoa especial para nos contar da cultara japonesa. Afinal, como famoso campeão de baisebol vc conhece muitos japonêses e até já visitou o país. Conta mais histórias pra gente. Conta, conta, conta....
grande bj
dri

Anônimo disse...

Adriana, no próximo ano você poderia levar um pic nic maravilhoso, digno das cerejeiras. E o seu marido despeitado mesmo, que é uma graça em todos os sentidos.

Anônimo disse...

ele é uma graça sim....

Anônimo disse...

tenho a maior curiosidade em ver as cherry blossoms. sortuda!!!!
bjs
denise

Adriana Abujamra disse...

denise, tem uma cherry blossom bem em frente da nossa casa. quando abrimos a cortina de manhã ela está lá, emoldurada na janela. mas o tempo da belezura está no fim. as folhas começaram a cair.
bj
dri

Anônimo disse...

morei aí e nunca fui ver as cerejeiras em dc. que arrependimento. você é que sabe aproveitar!
beijos
Maria