quarta-feira, 13 de junho de 2007

A bruxa


A bruxa está sentada na cadeira de balanço. Corcunda. Balança-se. Vincos ao redor da boca. As unhas dos pés longas e vermelhas não cabem na sandália. Uma menina de uns dois anos ri, a bruxa bufa:
-Dá papel pra ela desenhar!
É uma maneira delicada que a bruxa tem para mandar a criança calar a boca.
Ms. Maloney é o nome da bruxa, professora da nossa caçula. Este é um dia especial, antes das férias, em que os pais foram convidados a assistir a apresentação de seus filhos. Cada um vestido a caráter apresenta uma personalidade importante da história americana. Após algumas dicas, somos convidados a adivinhar a identidade do sujeito.
Um garoto vestido de aviador é logo identificado como um dos irmãos Wright, que eles consideram os pais da aviação. Minha vontade era levantar e dizer que eles não sabem de nada, que quem inventou o avião foi Santos Dumont e que a Ms. Moloney é uma bruxa. Mas claro que em vez disso aplaudi o garoto.
Laurinha foi incumbida de apresentar a história de Martin Luther King. Os cabelos escondendo o rosto, o texto na mão e a gravata do pai pendurada no pescoço, arrastando no chão. Deu uma risadela e ajustou o nó, fingindo ser o personagem. Os pais riram.
-- Hummm -- a bruxa pigarreou, indicando que ali não era lugar de brincadeira.
Laurinha fez sua apresentação em inglês fluente, ninguém diria que há pouco a pequena não falava necas da língua.
Depois fomos ao piquenique e à entrega de presentes para a bruxa. Uma das mães fez um discurso em nome de todos agradecendo o excelente ano em que nossas crias passaram sob as rédeas curtas da bruxa. Não aplaudi. Bruxa, bruxa, bruxa. Soube depois que essa mãe escolheu a bruxa para ser professora de seu filho porque o moleque é muito indisciplinado, só uma bruxa para controlá-lo. Pobrezinho, bruxa mãe, bruxa professora.

5 comentários:

Tullius disse...

Talvez a mãe do menino que mereceu tanto escárnio esteja com a razão. Crianças indisciplinadas atrapalham as que querem estudar e precisam de limites bem definidos para se adaptar ao convívio social. Esta é certamente uma das funções primordiais da escola. Impôr linha dura a crianças que estariam vivendo como selvagens se ficassem apenas entregues aos cuidados de pais relapsos e desatentos. Talvez Ms. Maloney mereça uma estátua em vez de tanta ironia.

Anônimo disse...

Ao fogo com as bruxas. Ms. Maloney é uma prova viva da decadência americana. Tullius detritus deveria ter mais sensatez em suas consideraçoes. Queria ver se fosse a filha dele que estivesse sob a vara pesada de Ms. Maloney. Certamente Tulius teve uma infância atormentada, e sua professora tinha verrugas no nariz. Pobrezinho... Quanto à Ms. Maloney, a justiça tarda mas não falha. O destino das bruxas é a fogueira, junto com os Tulius detritus do mundo.

Anônimo disse...

Onde já se viu Herodetes trabalhar com crianças!!!!!
Fora Ms Maloney.

Anônimo disse...

Aposentadoria para Ms. Maloney!!!!!!

Anônimo disse...

Adriana,
Deve ser muito estranho ouvir que os mentores da aviaçáo foram americanos. Viva Santos Dummont e abaixo Ms. Maloney.