terça-feira, 22 de maio de 2007

Feira Internacional



Tem gente do mundo inteiro nesta cidade. Por isso as escolas promovem uma vez por ano uma Feira Internacional, para cada um mostrar o que seu país tem de bom.
Neste ano, na escola das minhas filhas estavam representados 15 países, dentre eles nós, Brasil com Z.
Fizemos painéis, escolhemos algumas músicas, artesanato e preparamos comes e bebes. Nossa barraca na feira ficou entre os chineses e os ingleses. De um lado, várias coisinhas "made in china" e cenas da festa do ano novo chinês eram exibidas na tela de um computador. Do outro, Harry Potter e os Beatles eram os abre-alas do país. Mas o povo não deu muita bola. Estavam mais interessados na comida.
Um americano se aproximou da nossa barraca. O filho encheu a boca de brigadeiro e apanhou várias paçocas, esmagando-as com as mãos descuidadas. O pai perguntou, de boca cheia:
“O Brasil fica na Antártica?”
Pouco depois, outro americano surgiu com a mesma pergunta.
E depois mais um.
O que a Antártica, cara pálida, tem a ver com a gente? Diz! O sujeito deve ter lido meus pensamentos, pois imediatamente apontou a garrafa do guaraná. “Guaraná Antártica”, como dizia o rótulo.
Logo chegou um amigo da nossa filha. Ele sabia localizar o Brasil no mapa e estava bem informado sobre a Floresta Amazônica. Júlia não ficou impressionada com a cultura do garoto. Assim que ele saiu, ela contou:
“Sabe o que ele me perguntou um dia? Se no Brasil a gente tem carros, se no Brasil as pessoas se vestem com folhas e se minha casa era feita com tronco de árvore.”
Os americanos, definitivamente, não são fãs do nosso futebol. O negócio deles é basquete.
Saldo final: Arremessaram todas as bolinhas de brigadeiro goela abaixo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Adriana,
Que delícia ler suas aventuras na América!
Sandro

Anônimo disse...

Claro que é uma delícia ler o blog, Adriana.
Mas os gringos são casos perdidos.
Não dá nem para entender como é que a Ignorância(assim mesmo, com ´I´ maiúsculo pois deve ser, lá, tratada como algum tipo de ciência, ou arte mística) grassa pelas terras de Wild Bill Hicock...
Estou engando ou a pessoa identificada como ´Laura`, na foto com as bandeiras, escreveu "March 23 th ???

Anônimo disse...

You are not really "Perdida". Happy weekand!

Abraham

Anônimo disse...

Adri querida, saudações, saudações e mais saudações
É tão bacana acompanhar as suas histórias... ficamos esperando por notícias sempre... parecemos espectadores de novela!
Gabriela

Frodo Balseiro disse...

Adriana
Não é de estranhar o pouco conhecimento que os americanos tem de nosso país. Afinal, se a gente pensar o pouco que sabe sobre outros países a coisa é frustrante!
Mesmo com relação aos EUA, veja quanta ignorância sobre esse grande país aqui mesmo no Brasil.
Grande parte dos brasileiros imagina que os americanos formem um ajuntamento imenso de pessoas conservadoras e obtusas, desinformadas e incultas, "red necks" comedores de hamburgueres e batatas fritas.
O que mostra nossa própria ignorância! Não fossem os EUA a maior potencia economica e cultural do mundo. Segundo o que pensam alguns "çabios" brasileiros isso seria apenas sorte!

gwyn disse...

Interessante a diferenca, moro na Inglaterra a 10 anos e aqui os ingleses tem muito conhecimento do Brasil. Na escola eles aproveitam que meus filhos ( tenho um menino de 15 anos e uma menina de 13 anos) ja viajaram por muitos lugares do Brasil e sao eles que falam do nosso pais. Mostrando um pouco da nossa cultura.
Aqui eles nao sao tao patriotas como os americanos e portando nao escutam o hino a rainha com muita frequencia. O que eu escuto em casa e o nosso hino, meu filho muitas vezes poe para tocar.

Meu filho por falar fluentemente o portugues ja antecipou os exames em portugues que teria que fazer somente no ano que vem. E por melhor que eu fale o ingles ( na verdade meu ingles e de escola americana, portanto nada parecido com ingles daqui) eles estao sempre corrigindo-me..mas nao me dou por vencida.
So falo portugues com eles, assim eles nao esquecem o nosso idioma, as vezes minha filha se sente envergonhada por eu falar em portugues na frente das amigas, mas ela sabe muito bem que nem o seu constrangimento me fara falar em ingles com eles.
A experiencia que estao tendo e unica, me orgulho de poder dar essa oportunidade a eles. Eles hoje sao brasileiros e ingleses igualmente...mas, pergunte a eles aonde gostariam de morar...Brasil e a resposta sem nem pestanejar...

um beijo grande e boa sorte...

Patricia