segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Autonomia


- Veja. A escola de meu filho em São Paulo é maravilhosa- contava a mulher- lá ele aprende autonomia, tão importante.
- Manhêêêêêêêêê!!!!!- gritou o moleque de 16 anos do banheiro- cadê minha toalha?
- Já vai meu anjo.
Logo a mãe volta:
- Pois então, como eu estava a te dizer, a autonomia é.,,
- Pô mãe, e minha cueca?

Pois é. E esta escola, muito conceituada, cobra 1.600 reais por mês, pra ensinar a tal autonomia.
Já falei tão mal da América, mas agora dou o braço a torcer. Minhas filhas aprenderam muito sobre autonomia por aqui.

Logo que chegamos, um de nossos vizinhos propôs que as meninas regassem seu jardim enquanto ele a família estivessem fora. Pensei, rego o jardim mais verde do vizinho e quando eu precisar talvez ele faça o mesmo por mim. Imagine, colocar criança no “batente".

- Obrigado- disse o vizinho- As plantas estão lindas. Da última vez que viajamos, elas morreram todas. Cadê as meninas, vim para pagar.
- Imagine, não foi nada.
O vizinho insistiu muito, estranhando a recusa das verdinhas. Vencido, foi embora. Voltou com latas de chocolates suíços para as meninas.

Ainda acho que gentileza não precisa ser remunerada, e quero passar isso para as meninas. Mas nossa cultura brasileira do favorzinho, do faço o mínimo necessário, da garotada que ganha tudo de mão beijada, não educa, estraga.
Além de cuidar de plantas , a meninada nos Estados Unidos faz baby sitter ou anda cachorro pra ganhar um troco. E de lambuja, aprendem um bocado sobre construção de autonomia.

7 comentários:

Anônimo disse...

No Brasil a molecada de classe média cobra dos pais como se tivesse feito algo por merecer. E por conta da violência, nem sabem mais andar sozinhos por aí. Uma pena.

Mary disse...

Quando voltamos dos Estados Unidos todos ficaram impressionados como meus filhos arrumavam a cama, ajudavam a colocar e tirar mesa. Durou pouco. desaprenderam tudo logo que voltamos.
beijo
Mary

Tati disse...

E posso te falar de cadeira o qto isso é importante! Meu marido tem uma filha de 20 anos que não lava a própria calcinha, mas acha que é luxo ter empregada em casa e faz discurso de revolução... Dificil essa molecada viu?!

Unknown disse...

Sabe, acho que nossa cultura de ter sempre uma empregada pra fazer tudo não ajuda muito. Parece um bando de dondocos largando cuecas e calcinhas que os escravos recolhem.

Isabella disse...

Você agora está perdida na América do Sul?

É assim mesmo. Mas depois que botei meu pezinho aqui em 1982, nunca mais desfiz a ponte. O melhor dos 2 mundos, esse é meu lema : )

Foi pena vc não ter conhecido o Grupo Mulher Brasil enquanto esteve aqui...

bjs,

Adriana Abujamra disse...

Mary, espero que as meninas não esqueçam da tal autonomia quando pisarem definitivamente em solo brasileiro...

Pois é Tati, teoria e prática, parece até piada!!

Laura, vc tem razão.

Isabella, a gente fica até dezembro. Seria bacana se vc fizesse um relato contando sobre este Grupo Mulher Brasil.Se vc topar, coloco aqui no blog.

bj
Adriana

Carlos disse...

Eu não concordo com está cultura americana do "só faço por dinheiro".
abraço
Carlos