sábado, 16 de maio de 2009

Grazia na América



Grazia tinha 20 e poucos anos e caiu de amores por um americano mais velho. A moça disse “ciau” pra Itália, atravessou o oceano até a América. ”Eu estava determinada a fazer isso, e tinha tanto pra aprender. Passei de filha pra mulher, de estudante pra trabalhadora, aprendi a língua, lidei com a falta de grana e com incompatibilidades no casamento, que anos depois acabou em divórcio. ”
Um marido depois, outra separação, uma filha nascida aqui e enfim um namorado italiano, Roberto , Grazia diz que ainda se sente completamente distante dos americanos. Por que?

“ Ah menina, tanta coisa! “

Grazia listou uma série de peculiaridades do povo daqui. Quer ver?

“ O típico americano fala sem parar, parece que tem paúra do silêncio. Eles começam uma conversa nos lugares mais absurdos, tipo banheiro público. O assunto predileto? Dinheiro. Como ganhar e como gastar.

Vivem com pressa. Parece que adoram se sentir estressados. Se você perguntar pra alguém “how are you”? A maioria vai dizer “busy”. Mesmo que não estejam. Muita gente nem tem férias, quando tem, são curtíssimas.

Eles simplesmente não estão nem aí para aprender uma outra língua, os outros é que aprendam o inglês.

Americano não gosta de andar, preferem correr ou dirigir, talvez porisso muitos lugares nem têm calçada.

Credo, você já viu a quantidade de americana que usa unha postiça?

Elas tentam tudo que é tipo de dieta, aí entram na loja do doughnut, compram uma caixa com uma dúzia e levam para o trabalho. Mas sejamos justos, elas dividem, assim não se sentem tão culpadas.

São obcecados por “combinar” , a cor do quarto, do carpete, da cortina do banheiro, mas não têm o menor senso de design, especialmente em roupas.

Gostam de falar, mas não de sentar com os amigos para um jantar, bater papo, saborear a comida e um bom vinho. Ufa, falei.”

Agora meus amigos, vou mangiare o carneiro que Roberto preparou, tomar um bom vinho e continuar a ascoltare o que Grazia tem a dizer.
Gracie Grazia, por partilhar suas histórias.

9 comentários:

T.C. disse...

Adriana, vc abriu espaço para outras "Perdidas na América". Muito bacana a idéia. Mas esta última fala muito mal do povo daí. Por que então não volta pra Itália?
T. C.

Renata disse...

TC, deixa a Italiana desabafar, oras. Vc por um acaso explicaria por quê as americanas têm loucura por unha postiça? E agora que achou um italiano que cozinha, voltar pra que?
Renata

Anônimo disse...

Adriana, nos Estados Unidos encontra-se gente de todos os lugares. Falam mal, mas ninguém vai embora. Como os americanos lidam com os estrangeiros daí? eles são hostis?

Edson Luis Almeida Viana disse...

Grazie a voce por compartilhar suas histórias!

Anônimo disse...

mas porque a grazia continua na america?
bjs
wx

Adriana Abujamra disse...

T.C., a idéia é apresentar pessoas de diferentes nacionalidades que moram aqui e a maneira peculiar que cada um olha para a mesma América.

Renata, boa pergunta, pq será que elas têm tanta fissura em unhas postiças. assim que eu descobrir te conto.

Os americano costumam ser cordiais com os estrangeiros

Edson, Gracie pelo seu comentário e por vc acompanhar o blog.

WX, além de estar aqui há mais de 20 anos, ter um trabalho e namorado, Grazia tem uma filha que nasceu aqui. Tudo isto faz com que Gracia continue na América, mesmo com as ressalvas aos US.

bj grande
Adriana

Unknown disse...

minhas amigas americanas não são gordas e não gostam de unha postiça como disse a Grazia.

Ana disse...

Olha, um amigo brasileiro acabou de volar daí e disse- mesmo as americanas bonitas, andam de um modo esquisito. Falta charme. Deve ser porisso que elas colocam unhas postiças, pra disfarçar a falta de ginga. rsrsrs.
Ana

Lívia disse...

unha postiça, ecnhect!