quinta-feira, 13 de março de 2008

Chiclete no Cabelo


"Fui dormir com um chiclete na boca e tem chiclete no meu cabelo..." este é só o começo de um terrível, horrível, nada bom, péssimo dia na vida de um menino no livro para crianças: Alexander and the Terrible, Horrible, No Good, Very Bad Day, de Judith Viorst.

As coisas só pioram a cada página. O refúgio do moleque é fantasiar que quando ele estiver na Austrália as coisas vão melhorar. O livro acaba com o pobre na cama e- desculpa- fodido e mal pago. Não aparece um mísero ser mágico para ajudar o garoto a atravessar seu lamentável dia. Além do humor, o livro nos consola mostrando que este tipo de coisa faz parte da vida de todo mundo.

Tentei fugir do meu terrível dia correndo. Calcei meu tênis e saí de casa no meu surrado abrigo e meu i-pod. Corri no frio. meu rosto quase congelou. Corri mais rapido. Quis deixar pra trás os três meses de inverno. Acelerei o passo. Árvores peladas. Fui mais rapido ainda. Voluntariado forçado no tranco dentro de casa. O fôlego do meu Horrible dia bateu o meu.

Vambora para Austrália ou pra Passárgada ou...

9 comentários:

Anônimo disse...

tem dia que passarinho faz na nossa cabeça....
é a vida
super bj
marina

Anônimo disse...

pior que passarinho, é quando todo mundo faz na sua cabeça no mesmo dia- nada como uma cervejinha com os amigos para espantar ós dias horríveis, terríveis...
bj
Janaína

Tullius disse...

Conheço o livro. O menino mora numa casa muito boa, tem um monte de brinquedos, estuda numa boa escola e tem uma família atenciosa. Dá para ver tudo isso nas ilustrações. Mas o menino só se preocupa com o próprio umbigo, o chiclete no cabelo e outras insignificâncias. Tem sua graça, e serve para fazer você se sentir melhor nos dias em que acorda de mau humor sem nenhuma boa razão para que os outros tenham paciência com você.

Anônimo disse...

adorei a dica, vou atrás do livro agora mesmo...
bjs
carla

Anônimo disse...

caro tullius, por um acaso vc nunca teve chiclete grudado no cabelo, no pé ou na bunda? Te garanto que não é algo insignificante como vc mencionou.
carlos

Anônimo disse...

Adriana
Fiquei curiosa para ler o livro.Como falar de coisas difíceis e chatas para os pequenos? Será que a gente encontra o livro no Brasil?
abraço
Regina

Anônimo disse...

seU relato muito me preocupou nao com vc mas com JULIA --LAURA E BALTA

BJS
WX

Adriana Abujamra disse...

WX,
basta vc dar sinal de vida para alegrar nossa existência.
grande abraço
dri

Unknown disse...

Eu lembro lendo esse livro. Tudo da errado né!
Bjos!
Juju