quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Voluntários


A cultura do voluntariado aqui é forte. Para você ter uma idéia, chegam ao cúmulo de propor que trabalho voluntário seja obrigatório. Melhor mudar de nome, né? Vai pleitear o primeiro emprego? Além do diploma é bom mostrar que você ajudou gratuitamente a comunidade. O negócio começa cedo. As crianças são convidadas a arrecadar dinheiro para diferentes causas. Mas por trás da atitude louvável, há a professora prometendo prêmios para os pequenos se sua classe conseguir cifras melhores. A gurizada, confusa, esquece a que veio e passa a disputar míseras moedas no tapa. Outro dia pegaram uma adolescente no pulo. A falsária arrecadava um dinheirão para causas nobres e embolsava a bolada em causa própria.
Inúmeras vezes fui requisitada para voluntariar na escola em que as meninas estudam. Fugi o quanto deu. Até que uma das patrulhas do voluntariado- que é nossa vizinha de condomínio- me pegou na marra. Não apareci nas tais reuniões em que treinam os voluntários, mas fui lá para "ajudar no que for preciso".
-Tirar xerox.
-Xerox?
- Sim. Com folha furada.
- Que furada.
- Xerox sem folha furada também.
A sala de xerox estava lotada. A máquina era um troço moderno imenso. Milhões de botões. Assim que a sala esvaziou um pouco, e só estava uma outra mãe ali, pedi ajuda. A mulher olhou pra minha cara e para as pilhas de papéis que tínhamos na mão:

-Hehehe. Eu não faço a menor idéia de como isso funciona.- ela confessou-pensei que vc fosse me ajudar.

Depois de quase quebrar a máquina, desperdiçar montes de papéis, saímos de lá com o trabalho feito. E correndo, claro.


8 comentários:

Anônimo disse...

eba. adoro encontrar novas postagens por aqui. estava saudoso de ler suas crônicas.

Anônimo disse...

uma amiga contou que toda vez que ela aparecia na escola do filho, não conseguia sair de lá sem antes ser convocada a ajudar.
o pessoal aí não dá moleza.
bjs
maria

Anônimo disse...

gostaria q vc se aprofundasse no assunto da FALSÁRIA.
Ela foi em cana? e apatrulha q atitude tomou ? devolveu agrana?
grato
muitas saudades
wx

Adriana Abujamra disse...

querido wx,
Vc precisava ver a cara da falsárias, um anjinho a menina. vc seria capaz de doar uma boa quantia para a moça. mas agora a falsária tá em cana, tão cedo não toca a campainha de ninguém.
saudades
dri

Anônimo disse...

gostei da falsária! mas é o tipo de golpe que aqui no brasil não deve dar muito certo. ninguém abriria a porta pra moça e muito menos ajudaria.
bj
flávia

Anônimo disse...

propor voluntáriado obrigatório é o cúmulo, hem!
abraço
xereta

Anônimo disse...

sabe que gostei da idéia de voluntariado obrigatório? vou instituir esta vers'ao para o pessoal lá de casa.
bjs
carolina

Anônimo disse...

Adriana
imagine voluntariado nas escolas públicas brasileiras...as mães não apareceriam nem por decreto. Aí como a classe média e alta usufrui do ensino público, eles ajudam mesmo. O que deve fazer com que a educação funcione melhor.
bjs
Ana