quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Aula de Dança





A professora de dança usa uniformes combinando e cabelos que não desmancham nunca. Mas hoje a titular não apareceu. No seu lugar está uma professora substituta que deve ter acordado há poucos minutos. Com uma mão tenta acalmar a juba num rabo de cavalo e com a outra termina de comer suas bolachas e ligar o som.

- Nem tentem me comparar com a Suzane- avisa com a boca ainda um pouco cheia.- Eu sou diferente, minha aula é diferente!

Som na caixa e a aula começa.
Uma moça perdida no meio da sala não entende bulhufas as coordenadas da professora: vira para esquerda quando todos vão pra o lado oposto, gira o quadril quando é hora de balançar o pescoço. Até que a professora diz:

"Mambo".
Ah meus caros, aí a latina, só pode ser latina, se encontra, sorri e requebra como ninguém.

Ao seu lado uma japonesa cumpre as coordenadas meticulosamente. Concentrada, nunca ri. Seus movimentos no mambo parecem karatê.
Tem um velhinho americano no fundo da sala. Ele não está nem aí com as coordenadas. Ele gosta mesmo quando a professora diz- twist. O danado se solta e pela ligeira fechada de olhos faz a gente imaginar que aquele cabelinho branco voltou no tempo: as moças em fila para terem sua vez de deslizarem com ele pelos salões da cidade.
A moça mais alta da turma parece ser francesa. Ela sempre se coloca bem na frente do grupo e se admira no espelho. Provavelmente ela quase foi uma bailarina, e quase foi famosa. Segue o resto da turma, mas gosta mesmo é de criar sua própria coreografia. Altiva, acrescenta contra-passos entre os passos. A professora substituta pára de dançar e encarara a francesa, sem entender o que aquela figura está querendo...A francesa entende que o olhar de deboche é de admiração, e dá mais piruetas ainda.

A música continua. Uma senhora chega atrasada e se coloca na minha frente. Não tira o gorro preto com resquícios da neve que cai lá fora. Nem as luvas. Nem os óculos escuros. Ela dança assim mesmo.
-Samba- diz enfim a substituta.
Aí meus caros, parei de observar...ziriquidum, ziriguidum, ziriguidum, ziriguidum, dum, dum....





10 comentários:

clara disse...

adriana, eu sou do tipo que nasceu com as duas pernas esquerdas, sabe?
tentei umas aulas de dança, foi impossível.
Não entendia inglês e meu corpo não entendia o gingado.
grande abraço
Clara

Anônimo disse...

gostei do velhinho dançando twist...

Anônimo disse...

Gostei do comentário da Clara, que diz ter nascido com duas pernas esquerdas. Mas tem solução. Já visitei uma escola (escola mesmo, essa de ensinar) de samba em tóquio. E não é que as japas aprendem os passos, assim, direitinho? A professora, uma carioca mulata de 60 anos, colocava um sambão e deixava as japas treinando. Ela mesmo ficava assistindo TV. A Dri poderia fazer a mesma coisa aí em Washington. Que tal?

Anônimo disse...

Sem a autorização da Adriana, inscrevi Perdida na América na maior premiaçãode blogs do Brasil -o Prêmio IBest, na categoria mulher. Os internautas podem votar nos favoritos. Portanto, sugiro entrar no site da premiação, inscrever-se rapidamente e votar na perdidona - http://www.premioibest.com.br/ibest/home!zero.action

Adriana Abujamra disse...

rasputim amado,
amanhã mesmo, seguindo sua dica, começo a dar as minhas aulas de samba por aqui. As americanas nem vão saber que é tudo enganação.
Vou xeretar agora mesmo a tal premiação para blogs.obrigada.
saudade, bjs e torturas chinesas
dri

Anônimo disse...

fui no site da premiação e não constava o da Adriana para eu votar. Vou tentar amanhã de novo, faço questão de votar no perdidanaamerica que é meu favorito!!!
abraço
Marina

Anônimo disse...

queremos votar, queremos votar!!!!!!
abraços
Maria

Unknown disse...

Oi Dri!!! A Lê me falou do seu blog e aqui estou! Como estão as coisas por aí? Por aqui tudo ótimo, sua mãe e a Lê estão no Rio essa semana...vamos passear bastante, só faltam vcs aqui...me manda seu e-mail pra eu te mandar umas fotos da Elisa. Enquanto isso, ensina mesmo a esses americanos duros o verdadeiro samba!!!! Bjão pra vc, pro Balta e pras meninas!

Adriana Abujamra disse...

thaís !!!!!
Que delícia encontrar mensagem sua por aqui.
adorei.
manda fotos da pequena.
muitos bjs
dri

Anônimo disse...

É isso aí, "Porcaria"! Balança a roseira e mostra o gingado da brasileira.
Bjão,
Helô