sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Um ano na terra do Tio Sam




"Quem diria! Há um ano as meninas estavam aqui assustadas, esperando o ônibus para o primeiro dia de aula. Não falavam nem entendiam inglês. Agora não têm um pingo de sotaque."

Eu, com o mesmo velho e forte sotaque, concordava com os vizinhos.

No primeiro dia de aula é habitual que pais e mães acompanhem os filhotes até o ponto, munidos de filmadoras e máquinas fotográficas. Esqueci as minhas e fiquei só observando minhas filhas. Laurinha comemorava animada que estava livre da "Bruxa Maloney", a antiga professora. Mas agora ela tem que se enquadrar nas ordens da irmã. Júlia vibrava em seu primeiro dia como integrante da patrulha infantil que tenta manter a disciplina nos ônibus escolares aqui. Vestindo seu cinturão amarelo, um sorriso que estava impossível de controlar, Júlia agora é uma "patrol", como elas dizem. Imagina a vida da caçula tendo que acatar ordens da irmã mais velha?
Senti falta de Cathy. A garota de oito anos, com a camiseta sempre arrumadinha para dentro da calça, não pegará mais ônibus aqui. Voltou com a família para Taiwan, depois de quatro anos nos Estados Unidos. Deve estar lá, tendo que se virar para entender chinês e se readaptar a própria cultura.

A família veio à nossa casa se despedir no dia de partir. Como é costume deles, tiraram os sapatos antes de entrar. Estavam esbaforidos carregando vasos de plantas, um cachorro de pelúcia para as meninas lembrarem da Cathy e uma panela chinesa. Eu sou meio inábil com panelas, ainda mais uma cujas instruções de uso estão em chinês. Mas adorei os presentes e entendi o abraço que me deram. Eles se foram.

O ônibus apareceu. As crianças formaram a fila. Júlia, revestida da autoridade que conquistou, ajudou os pequenos a entrar, depois acenou para nós, toda cheia de si.

7 comentários:

Unknown disse...

� dri!!!!nossos pequenos crescem r�pido demais.Num fechar de olhos j� tem responsabilidades e s�o nosso orgulho.Bjs

Adriana Abujamra disse...

Andrea,
Muito bom saber que vc acompanha o blog.
Grande bj
dri

Anônimo disse...

É realmente curioso,os orientais sempre tiram os sapatos quando entram em qualquer casa. Vc descobriu com seus vizinhos de Taiwan por que eles fazem isto?
abraço
Marcelo

Adriana Abujamra disse...

Marcelo, pelo que entendi, o motivo é simples: não levar sujeira pra dentro de casa.
E andar descalço também é muito bom.

Unknown disse...

Dri, acho que a palavra certa pra isso é CORAGEM.
É impressionante a capacidade de adaptação e aprendizagem das crianças.
A gente deveria continuar assim pro resto da vida.
Com o tempo, o medo das mudanças acaba nos limitando. E nós chamamos isso de "ser seletivo".
Bjão
Negrelli

Adriana Abujamra disse...

Negreli,
uma vez a Julia teve que definir a palavra coragem numa lição de casa. A Laura estava perto e disse:
"Coragem é quando você tem que entrar numa caverna escura, morrendo de medo, mas você não desiste, mesmo assim entra".
achei bacana.
bjs
dri

Anônimo disse...

Que delícia pensar na cara da Julinha!