segunda-feira, 16 de julho de 2007

Despedida


Júlia e Laura voltaram chorando da festa de despedida de suas grandes amigas: Eleanor e Ruby. Depois de quatro anos morando aqui, as duas irmãs estão voltando para Oxford, na Inglaterra. Ruby, a mais nova, perguntou para sua mãe: "Quem é minha melhor amiga lá, mãe?"
Ela veio morar aqui quando tinha quatro anos. Fora a família, a menina não sabe exatamente quais são suas referências por lá. Eleanor guarda mais lembranças e não perdeu contato com as amigas inglesas. Catherine, a mãe das meninas, contou que a readaptação ao clima inglês será difícil. "Voltaremos a conviver com o céu sempre nublado." Matthews, o pai, morou por dois anos no Brasil quando pequeno. Não lembra nada do português, mas não esqueceu dos amigos.
Passamos lá no dia da partida, pouco antes que eles fossem para o aeroporto. A casa estava sem móveis. As crianças brincavam de se esconder atrás das malas. Depois, sentadas em roda no chão, uma delas propôs: "Quem consegue chorar?"
Todos se sentiram desafiados. As crianças espremeram os olhinhos, depois olharam para um ponto fixo qualquer e riram. Até que Camper, o único moleque da turma, conseguiu soltar algumas lágrimas. A brincadeira liberou as crianças para chorar sem vergonha.
Hora de ir. Abraços demorados. Ruby e Eleanor corriam na calçada acompanhando nosso carro, enquanto Júlia e Laura acenavam pela janela e diziam tchau até perder as meninas de vista.

6 comentários:

Anônimo disse...

meus filhos até hoje têm contacto com os amigos que fizeram quando moramos na Inglaterra.
é muito bom acompanhar suas aventuras aí. Boa sorte.
Mary

Anônimo disse...

Adriana,
tenho acompanhado suas historias como se estivesse ai com voces.
Bela experiencia
parabens
Fernanda

Anônimo disse...

Deve ser mais facil ir embora dos EUA no inverno. Mas os ingleses voltaram em pleno verao para o ceu cinzento de la. Devem ter sofrido...
Matheus

Anônimo disse...

Qualquer despedida é triste. Crianças são mais sensíveis que nós adultos. Esta é a fase da vida em que a gente é feliz, pena que não sabia.
Parabéns Adriana por retratar a experiência de uma despedida de maneira tão especial.
Regina

Anônimo disse...

saudade é uma palavra brasileira que quem mora fora conhece bem.
Vicente

Anônimo disse...

Odeio despedidas :o(

Lu