sábado, 6 de outubro de 2007

Os Nove de Little Rock



Os Nove de Little Rock é como ficou conhecido aqui um grupo de estudantes negros que participou de um episódio central na luta pelos direitos civis na década de 60. O caso fez aniversário por esses dias e todo mundo voltou a falar nele.

O que os nove estudantes fizeram foi tentar entrar numa escola do Estado do Arkansas que só brancos frequentavam. Era parte de um projeto de integração gradual nas escolas, patrocinado pelo governo federal. Acontece que o povo lá não gostou nadinha da idéia. Os estudantes brancos e suas famílias fizeram uma barreira para impedir que os negros entrassem. O governador mandou a polícia para ajudar a reforçar a barreira. A repercussão foi tão grande que o presidente da época interviu, dando uma bronca no governador e mandando soldados para ajudar e proteger os estudantes negros. Depois de várias tentativas, enfim, os nove conseguiram entrar. Mas a polícia teve que ficar de guarda na escola durante todo o ano letivo para evitar que algo ruim acontecesse.
Quando viemos procurar uma casa para morar aqui, a dica foi: procurem onde estão as melhores escolas e morem por perto, porque as crianças serão encaminhadas para a escola mais próxima da sua casa.
O ensino público aqui segue os ideais americanos de igualdade e oportunidade para todos, as escolas públicas funcionam e têm qualidade. Mas nem tudo é perfeito. As escolas se mantêm com as taxas arrecadadas no bairro em que estão. Resultado: a qualidade depende da condição econômica de quem mora na região.
Sabem quantas crianças negras havia na escola particular que minhas filhas frequentavam no Brasil? Zero. Aqui já contei dúzias andando pelos corredores da escola.

Trabalhando com formação de educadores no Brasil, vi de perto os problemas do ensino público em São Paulo. O sinal para o recreio parece uma sirene de polícia. Os livros e os brinquedos ficam guardados em armários trancados. Algumas professoras deixam os pequenos o dia todo sem fazer nada, nem desenho, nem livro, nem brinquedo. Mas nunca vi os pais reclamarem e vários me disseram que, como não pagam pela escola, acham que os professores estão lá fazendo um favor ficando com seus filhos.


4 comentários:

Anônimo disse...

é Adriana,
a educação pública no Brasil é só para quem não pode pagar pelo ensino particular. Já nos US as escolas particulares são mais para quem quer dar uma educação católica aos filhos. A grande maioria, rico ou não, frequenta o ensino público. E cobram para que ele seja de qualidade.
um abraço
Chico

renata disse...

Adriana,
Lembrei de uma moça que trabalhou na nossa casa. Ela era viúva e analfabeta, mas conseguiu uma bolsa de estudo para o filho em uma escola particular.Ela não entendia as lições de casa do filho, mas ficava cheia de orgulho.
bj
Renata

Anônimo disse...

não conhecia esta história dos 9 estudantes! Não é fácil mudar... que o digam estes 9 estudantes.
Paulo

Anônimo disse...

Aqui são os zero, e não os nove, porque escola boa no Brasil so tem branco.
Ernesto